25 março 2013

2

Mesa de jantar...

Sabe aquela vontade de oferecer um jantar formal para a pessoa que você ama, com requinte e romantismo?...Então, nessa postagem trago dicas de como fazer bonito e pôr uma mesa IMPECÁVEL, sem neura e com muita propriedade!...Apesar de termos que dispor muitos pratos, talheres e taças, seguindo esse esquema tudo se torna, bem simples...(Para a nooossa alegria!)...rsrsrs





Então, separa uma toalha bonita, guardanapos de pano (com um prendedor charmoso), uma louça linda e talheres e taças limpos e brilhantes...Podemos colocar um vasinho com flores, que não sejam muito cheirosas e velas para dar aquele toque de que o amor está no ar...(aaahhhh)




DICAS:

"Primeiro, vem o sousplat, uma espécie de prato grande que serve de suporte para os outros pratos – e que não deve ser trocado durante a refeição. Os pratos devem ser colocados dois dedos acima da borda da mesa, pra não encostar nos convidados.
Os talheres são sempre utilizados de fora para dentro. Ou seja, primeiro vem os talheres que serão usados primeiro. A quantidade de talheres usados depende da quantidade de pratos servidos na refeição. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.
As taças ficam dispostas da seguinte forma: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.
Os guardanapos dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser colocado ao lado esquerdo do prato.
Por fim, o arranjo da mesa deve ser baixo e, no caso das flores, sem perfume. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão"...VI AQUI


(Algumas regras de etiqueta, fornecida pelo site ACESSA):

À mesa
Serviço: pode-se começar a comer após algumas pessoas terem sido servidas, se o serviço for lento.
Guardanapo: colocar no colo, durante a refeição, aberto totalmente ou não, conforme o tamanho. Usá-lo sempre antes de levar o copo ou o cálice à boca. No final, colocá-lo ao lado do prato, sem dobrar mas também sem o amarrotar.
Talheres: os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar e, naturalmente, os últimos são os mais próximos do prato. Não se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular à borda da mesa.
Garfo e faca: no Brasil usa-se mais a regra de usar o garfo sempre na mão esquerda, à maneira européia. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguram-se ambos da mesma maneira, isto é, a extremidade dos cabos na palma da mão, apoiando-se o índex pouco aquém da lâmina da faca ou dos dentes do garfo.
Colher: deve encher-se a colher num movimento contrário à direção da borda da mesa, sempre de lado, posição esta em que deverá ser levada à boca. 



Espero que essa postagem, tire algumas dúvidas e traga uma noite especial a muitos casais...Agora, preciso convidar o maridão com um bilhetinho bem fofo!!!...Tipo: Quer jantar comigo?...rsrsrs...Beijos amigas!

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Voce tem curso como arrumar uma mesa?
    jardellucia@gmail.com

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...tudo o que aprendo é buscando dicas na net mesmo!...Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir