18 novembro 2011

0

Princesas e Super-heróis...


Essa é a idéia: Todo dia é dia de usar fantasia...
Meus pequenos Leonardo de 3 anos e Ana Luiza de 23 meses,
sabem bem como é brincar de Super-herói e Princesa...Gosto muito desta fase...É gostoso vê-los se transportando para o mundo da fantasia, do faz-de-conta, onde tudo é possível...
Neste ano para comemorar seus aniversários, vou fazer uma tarde encantada...


Estou me dividindo em meio a esses personagens encantados e com super poderes...
Estou adorando a ideia...
Os convidados mirins já estão com suas fantasia preparadas para o grande dia...
...
Navegando pela net encontrei um site fofíssimo com dicas para as mamãe,
que traz um texto interessante sobre esse fase mega importante para o desenvolvimento da personalidade...
...
Segundo a psicóloga Maria Teresa Soares Eutrópio, dos 3 aos 6 anos de idade, a criança passa pelo chamado período da fantasia, da imaginação, do pensamento mágico. Uma varinha tem para ela poderes reais e uma capa do Batman lhe confere muita força. Nesta fase, independente do uso de fantasias compradas ou criadas em casa, toda criança exercita sua imaginação e sua criatividade através dos jogos simbólicos. Através das brincadeiras e da imitação, elas exercitam papéis sociais, expressam seus conflitos, seus medos e suas habilidades. Ao se fantasiar e imitar seus personagens favoritos, a criança vive a ilusão de ser ou ter aquilo que desejaria para se sentir mais forte, mais protegida, mais segura e, em alguns casos, até mais amada e mais valorizada. Esse é um processo natural que ajuda ela a se expressar, se fortalecer, se exibir e aprender a enfrentar os obstáculos do cotidiano. Tal processo pode também compensar aquilo que a criança imagina que lhe falta. Desta maneira, o fraco fica forte, o medroso fica corajoso, o pobre fica mais rico e a que se sente feia torna-se a mais bela do mundo.
A partir dos 7 anos, as crianças já conseguem diferenciar com maior clareza a fantasia da realidade e necessitam menos dos recursos analógicos para se expressar. Continuam gostando de usar fantasias, mas com menos freqüência e sabendo que estão fantasiados e não acreditando que são os personagens.
Entre na brincadeira com seu filho e aproveite essa fase maravilhosa. Muitas vezes apenas os acessórios já fazem a mágica. Capas, varinhas, espadas, perucas são a maior diversão.

Fonte: dicasdemae

Nenhum comentário:

Postar um comentário